Home / Destaque / Curso de agronomia é aprovado pelo Conselho Universitário para o Câmpus Posse GO

Curso de agronomia é aprovado pelo Conselho Universitário para o Câmpus Posse GO

Abre_CSU

O Conselho Universitário (CsU) da Universidade Estadual de Goiás (UEG) aprovou no fim da tarde desta quarta-feira, 28, o curso de Agronomia para o Câmpus Posse.

A aprovação do curso é fruto de um longo trabalho de planejamento, investimentos e parcerias, sendo este o marco mais importante no que tange ao ensino superior, desde a criação do Câmpus da UEG, na região Nordeste do Estado de Goiás, no ano de 2000, por meio do Decreto n.º 5.181, de 13 e março de 2000.

O propósito é que o curso contribua com o desenvolvimento agrícola da região Nordeste do Estado, por meio do ensino e pesquisa científica e inovação, além da oferta de mão de obra altamente qualificada para, além da região precitada, também o Oeste Baiano, região com grande produção agrícola.

O histórico da criação do curso de Agronomia remete ao ano de 2006, com a implantação do Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária, sendo substituído em 2012 pelo curso Superior de Tecnologia em Produção de Grãos, já iniciado com o propósito de ser transformado em um bacharelado, devido a natureza transitória dos cursos tecnológicos, a partir do ano de 2014 foram feitos investimos em equipamentos (ônibus rural, caminhonete, trator agrícola e implementos), criação de uma Fundação de Apoio, parceria com a Prefeitura Municipal e Câmara Municipal de Vereadores, aquisição de uma área agrícola, ainda estão previstos a construção de um bloco de laboratórios (recurso já assegurado por meio do Programa Goiás na Frente), aquisição equipamentos de laboratórios (recursos assegurados por meio de repasses e emendas parlamentares) e a realização de concurso público para docentes no próximo ano.

Para o Reitor da UEG, Prof. Dr. Haroldo Reimer, a criação do curso de Agronomia é uma importante ação da Universidade na região nordeste, sendo que esta ainda necessita de investimentos para o desenvolvimento social e científico, pois as atividades desenvolvidas possibilitarão avanços significativos, por meio do ensino, pesquisa e extensão universitária na área agrícola, principal vocação regional.

O vestibular para a primeira turma de Agronomia da Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Câmpus Posse deverá ocorrer no final deste ano, com início das aulas em fevereiro de 2018.

 

Fortalecimento dos demais cursos

Ressalta-se que parte das ações realizadas beneficiam todos os cursos do Câmpus, pois os equipamentos adquiridos e estrutura serão de uso coletivo para toda a comunidade acadêmica, além de investimentos específicos com aquisição equipamentos eletrônicos e de tecnologia da informação.

 

Fonte: UEG

Veja Também

expoagro formosa -giromais

66ª Expoagro Formosa GO – 29 de Jul a 05 de Ago 2017

              Atrações  29/07 Di Paulo e Paulino 31/07 Marília ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *