Home / Posse / “Vinde Espírito Santo e acendei neles o fogo do vosso amor!”

“Vinde Espírito Santo e acendei neles o fogo do vosso amor!”

Comoção, eis uma palavra que traduz a forma como o município de Posse e região (Guarani, São Domingos, Divinópolis, Campos Belos, Nova Roma, Iaciara, Flores de Goiás, Alvorada, Simolândia, Mambaí, Sítio da Abadia, Damianópolis e Formosa) recebem com a solenidade merecida a mais alta manifestação de sua religiosidade Católica Apostólica e Romana, a Cavalhada.
Festa esta que eleva e traz aos novos o conhecimento religioso da celebração sacra que é a Festa do Divino Espírito Santo.
Fiéis contritos, observadores de uma tradição, manifestam satisfeitos sua devoção com a pompa e reverência que merecem esta religião advinda de Cristo, repleta de bondade e almejando um bem estar eterno e superior.
É belo estar em meio ao povo durante suas celebrações. Sente-se ali o respeito pelo martírio do Salvador, a devoção pelos santos, a fé de que em algum dia haja justiça, igualdade e felicidade entre todos, realizando assim as palavras daquele veio para nossa redenção.

A tradição das Cavalhadas, que também ocorre em outros municípios brasileiros e goianos, nos vem provavelmente dos padres jesuítas portugueses, que por aqui a devem ter encenado em meados do século XVIII. Foi inserida no Brasil como instrumento de conversão de índios e negros escravizados.
A representação trata de batalhas medievais entre cristãos, que trajam azul, e mouros ou sarracenos, de religião islâmica, que trajam vermelho. Uma das mais antigas fontes documentais dessa manifestação encontra-se em livro anônimo, que muitas vezes pode trazer o nome do autor que reconta a história, intitula-se “Carlos Magno e os Dozes pares de França”, existem boas edições disponíveis em português publicadas no Brasil.
Em Posse, ela conta com casal imperador, capitães do mastro, coordenadores da folia, palhaços, procuradores da sorte além de novena, leilões de gado, mega bingo no valor de trinta mil reais, celebrantes de outros estados e shows de porte nacional.

Texto: Glauber Lauria

Veja Também

Curso de agronomia é aprovado pelo Conselho Universitário para o Câmpus Posse GO

O Conselho Universitário (CsU) da Universidade Estadual de Goiás (UEG) aprovou no fim da tarde ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *