Home / Nordeste Goiano e Oeste Baiano / Incentivo ao ecoturismo nos parques estaduais de Goiás

Incentivo ao ecoturismo nos parques estaduais de Goiás

Chapada dos Veadeiros será um dos destinos das expedições de mountain bike. Foto: Flickr Goiás Turismo
Chapada dos Veadeiros é um dos destinos das expedições de mountain bike. Foto: Flickr Goiás Turismo

Gabriela Louredo

Contemplar a natureza, praticar esporte e descobrir a beleza encantadora de alguns dos principais pontos turísticos de Goiás. Essa é a proposta do Programa Experiências Na Natureza Circuito Vivências ao ar livre, uma iniciativa da Goiás Turismo em parceria com a Secima. A ideia é incentivar o ecoturismo e possibilitar a exploração de lugares ainda desconhecidos por parte da população goiana. Serão realizadas cinco expedições voltadas para a prática de mountain bike e duas competições com roteiro e cronograma já definidos.

“O programa nasceu justamente neste sentido de aproximar os nossos atrativos naturais distribuídos pelo Estado, principalmente os parques estaduais e nacionais dos goianos, tentar promover fluxo turístico para essas regiões onde estão as unidades de conservação e mostrar o quanto Goiás é bonito”, afirma o gerente de Projetos e Produtos Turísticos, João Bittencourt Lino.

Aos interessados, os pré-requisitos são: ter acima de 18 anos, saúde e preparo físico para completar o circuito. As inscrições são dois quilos de alimentos não-perecíveis, exceto fubá e sal, e podem ser feitas no hotsite: www.experienciasnanatureza.com.br. No endereço eletrônico será possível ter acesso aos trajetos e assistir aos vídeos que mostram os mapas. Os alimentos arrecadados serão doados para instituições filantrópicas locais.

João Lino convida os grupos que praticam mountain bike para participarem da aventura. O primeiro destino será a Serra de Caldas Novas, no dia 19 deste mês, com 130 ciclistas que vão percorrer o trajeto de aproximadamente 52 quilômetros com saída do Parque Estadual de Caldas Novas (Pescan), atravessando a unidade e passando pela cidade de Rio Quente. No dia da abertura das inscrições, a procura surpreendeu. Em apenas oito horas elas foram totalmente preenchidas.

Parque Estadual da Serra de Caldas Novas recebe expedição no dia 19 de dezembro.

Destinos
Outros locais escolhidos: Serra dos Caiapós (23/01), em Caiapônia, travessia entre grutas e cavernas em Terra Ronca (27/02), Chapada dos Veadeiros (12/03) e a Serra dos Pireneus (26/03). Já as competições serão realizadas em Alto Paraíso, com a modalidademountain bike (16/04), e corrida rústica na Serra de Caldas (30/04). As inscrições serão cobradas, mas o valor ainda não foi divulgado. Haverá também uma premiação, ainda a ser definida.

Na expedição à Serra de Caldas, a Goiás Turismo vai oferecer café da manhã, lanche e uma refeição, além de entregar kits com camiseta, squeeze e sacola. Ao longo do trajeto, serão montados cinco pontos de hidratação e o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar vão garantir a segurança de todos.

Terra Ronca é o maior complexo de cavernas da América Latina. Foto: TBC Memória

João Lino diz que os roteiros poderão ser percorridos e explorados posteriormente pelos amantes da natureza. “Estamos fazendo mapas e todo um processo de sinalização para quem não teve oportunidade de ir às expedições e, assim, as pessoas poderem percorrer durante todo o ano. Queremos estimular as pessoas a ir para esses destinos, seja de bicicleta ou a pé. O importante é estar no meio da natureza fazendo turismo ecológico e desfrutando da natureza do Cerrado que é muito rica”, vislumbra.

Você sabia que o Parque Estadual Terra Ronca, que fica nos municípios de São Domingos e Guarani de Goiás, abriga o maior complexo de cavernas da América Latina e foi considerado um dos 50 lugares mais bonitos do mundo? Segundo João Lino, não é preciso andar muito para se deparar com lugares maravilhosos. No passeio de bike pela Serra dos Pireneus, em Pirenópolis, os participantes vão passar por cachoeiras, pelo Pico dos Pireneus, fazendas antigas, saborear pratos da culinária regional e em meio a tudo isso ainda ter um “dedo de prosa” com os moradores da região, o que também proporciona uma inigualável experiência cultural.

Mais informações: (62) 3201-8124

Fonte: goiasagora

Veja Também

Nova espécie de peixe subterrâneo é descoberta no Brasil no município de Mambaí (GO)

 Pouco exploradas, as cavernas são ambientes ricos em espécies ainda desconhecidas. Em dezembro de 2014, ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *