Home / Geral / Luziânia e Alvorada do Norte recebem audiência pública do Pers

Luziânia e Alvorada do Norte recebem audiência pública do Pers

IMG_8383As cidades de Luziânia e Alvorada do Norte sediaram  audiências públicas do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (Pers). Elas foram escolhidas para representar as regiões do Entorno do Distrito Federal e Nordeste goiano, respectivamente.

Em Luziânia a audiência foi realizada neste dia 25, no Centro de Convenções da cidade, e contou com a participação de mais de 300 pessoas. Estiveram presentes o secretário Vilmar Rocha, os superintendentes da Secima José Carlos Pimenta (Cidades), Gabriela de Val (Licenciamento) e Wesley Borges (Projetos Estratégicos) e os prefeitos Cristóvão Tormin (Luziânia) e Luis Attié (Cristalina), além de secretários de Meio Ambiente, vereadores e representantes dos municípios de Planaltina, Valparaíso, Cidade Ocidental, Mimoso, Vila Boa, Santo Antônio do Descoberto, além de Nerópolis.

Em Alvorada do Norte, no dia 26, a gestora do Pers na Secima, Adjane Damasceno, apresentou o plano para um público de mais de 100 pessoas. Numa audiência bem representativa, estiveram presentes, além do secretário Vilmar Rocha e dos superintendentes mencionados acima, os prefeitos de 11 municípios da região: Alvorada do Norte, Simolândia, São Domingos, Buritinópolis, Monte Alegre, Campos Belos, Guarani, Flores de Goiás, Mambaí, Nova Roma e Posse, além de secretários, vereadores e representantes de outros municípios como Cavalcante e Iaciara.

Objetivo
Elaborado a partir de convênio da Secima com a Universidade Federal de Goiás, o Plano Estadual de Resíduos Sólidos (Pers) tem por objetivo apresentar um diagnóstico da realidade de Goiás e também definir diretrizes, metas e ações para os municípios. Segundo o secretário Vilmar Rocha, a elaboração doPers foi importante não apenas para cumprir a lei relacionada à Política Nacional de Resíduos Sólidos. “OPlano é um instrumento imprescindível que irá ajudar o Governo do Estado a auxiliar a todas as prefeituras com relação à gestão do lixo, ainda que esta seja uma obrigação municipal”, afirmou.

As audiências públicas fazem parte da elaboração do Plano e buscam colher sugestões e contribuições da sociedade em relação aos modelos de gestão e tecnológico que deverão ser implantados pelos municípios. Tanto em Luziânia quanto em Alvorada do Norte as audiências contaram com ampla participação dos representantes políticos e da sociedade. Os coordenadores do Pers irão avaliar todas as observações feitas pelos presentes e, conforme a avaliação, as alterações serão publicadas no texto final.

O Pers também está disponível no site da Secima para consulta pública e deverá ser finalizado até final de dezembro. As próximas audiências públicas regionais serão realizadas nos dias 30/11, em Rio Verde (Região Sudoeste), e 16 de dezembro Goiânia (Região Metropolitana).

Mais informações: (62) 3201-5253
Fonte: goiasagora

 

Veja Também

lg-6571ffbb-5fb4-47fb-bf5c-dbf81e265e9d

O que é investigado em cada um dos 21 frigoríficos na Operação Carne Fraca

Veja a lista com o que é investigado em casa um dos 21 frigoríficos investigados ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *