Home / Mambaí / Nova espécie de peixe subterrâneo é descoberta no Brasil no município de Mambaí (GO)

Nova espécie de peixe subterrâneo é descoberta no Brasil no município de Mambaí (GO)

peixe-nova-especie Pouco exploradas, as cavernas são ambientes ricos em espécies ainda desconhecidas. Em dezembro de 2014, uma nova espécie foi descrita na revista da Sociedade Brasileira de Zoologia: trata-se do Ituglanis boticario, peixe que vive exclusivamente em ambientes subterrâneos e foi descoberto durante expedição de pesquisadores na Gruta da Tarimba, em Mambaí (GO), a 500 km de Goiânia.

A ideia da expedição, financiada pela Fundação O Boticário, era propor que o local virasse unidade de conservação de proteção integral. A descoberta ocorreu enquanto os pesquisadores realizavam o diagnóstico ambiental da área de influência e dos ambientes subterrâneos do sistema da gruta. A descoberta do peixe, batizado Ituglanis boticario em homenagem à instituição, só impulsionou o pedido.

Características

Ituglanis boticario é um peixe pequeno: não passa dos 10 centímetros de comprimento, possui bigodes alongados, olhos pequenos e pouca pigmentação. Seu corpo geralmente apresenta cores claras.

Outra característica da espécie é a presença de odontóides – pequenos dentes bem desenvolvidos localizados próximos às brânquias -, que são utilizados para a fixação do animal em superfícies que evitam que seja levado em correntezas.tarimba

Apesar do tamanho, o Ituglanis é um predador que está no topo da cadeia alimentar do habitat onde vive. “Ele é carnívoro, alimentando-se de invertebrados como larvas e besouros. Se você retirá-lo da caverna, criará grande desequilíbrio, pois eles exercem controle populacional de diversas espécies”, explica a doutora Maria Elina Bichuette, professora da Universidde Federal de São Carlos (Ufscar)  e uma das responsáveis pela pesquisa.

Fonte: mambai.go.gov.br

Veja Também

chapada4

Incentivo ao ecoturismo nos parques estaduais de Goiás

Gabriela Louredo Contemplar a natureza, praticar esporte e descobrir a beleza encantadora de alguns dos ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *