Home / Nordeste Goiano e Oeste Baiano / conheça São Domingos GO – Riquezas Naturais do Nordeste Goiano

conheça São Domingos GO – Riquezas Naturais do Nordeste Goiano

É uma pequena cidade no estado de Goiás que se localiza mais precisamente na bacia Amazônica, na zona do Paranã. Ela divide os municípios de Campos Belos ao sul, o município de Posse ao leste.

A sua altitude é de aproximadamente 700 metros, enquanto que grande parte se apresenta variável entre 600 a 900 metros em relação ao nível do mar. A área do território municipal é de 7 920 quilômetros quadrados, a mesma corresponde cerca de 1,27% da área total do Estado. E segundo o censo realizado nos últimos anos, São Domingo possui cerca de  11.236 habitantes.

Riquezas Naturais

Parque Estadual da Terra do Ronca (foto:divulgação)
Parque Estadual da Terra do Ronca (foto:divulgação)

A pequena é pacata cidade conta com muitos minerais tais como ouro, pedra calcária, salitre e mármore. O município é também muito rico no reino vegetal, principalmente pelas madeiras que possui, dentre as quais se encontram em grande quantidade cedro, aroeira, ipê, peroba, braúna, vinhático e a imburana. Há também várias plantas medicinais como: a jalapa, a ipecacuanha, a quina, a japecanga e outras várias. Quanto ao reino animal, existem pequenos animais de caça.

São Domingos possui também à 18 km o Parque Estadual de Terra Ronca, dada sua importância faz parte do patrimônio da humanidade (Reserva da Biosfera), situado no Distrito Espeleólogico de São Domingos, que faz parte da Província Espeleólogica do Bambuí. Constituído por mais de mil grutas, com cerca de 620 milhões de anos, banhadas por águas límpidas e mornas. Um cenário de extrema beleza e magnetismo que ganha mais colorido com cachoeiras, praias e passagens estreitas que dão acesso a imensos salões naturais. Tudo isso forma as algumas das maiores grutas e a mais extensa boca de caverna de América Latina (gruta de Terra Ronca) onde é localizada todos os anos uma das mais importantes manifestações Culturais/Religiosas (Romaria do Bom Jesus da Lapa de Terra Ronca) nos dias 5 e 6 de agosto. Nesta região, os rios nascem em meio ao cerrado em emparedado da Serra Geral de Goiás, que chegam a mais de trinta nascentes tornando nosso município um verdadeiro oásis do nordeste goiano.

Caverna Angélica, Bezerra

Uma das maiores e mais belas do Parque Estadual Terra Ronca, muito rica em Espeleotemas.

Caverna São Bernardo.

É formada principalmente pelo Rio São Bernardo o qual dá nome a caverna e possui uma beleza singular.

Complexos de Caverna São Mateus

É um dos maiores complexos de Caverna de América Latina com formações realmente fantásticas e algumas até hoje só vistas nestas cavernas.

Cachoeira do Rio São Bernardo

Com águas límpidas, e com uma praia de areia no pe da cachoeira apropriada para banho.

Cachoeira do Gericó

De exuberante característica particular formada pelo Rio Galheiros, no caminho o local faz-se uma caminhada de mais ou menos 40 minutos.

Fim de tarde em São Domingos GO

fim_de_tarde

Veja Também

Conheça São Desidério – BA

A cidade Localizado na região Oeste da Bahia, São Desidério é o segundo maior município ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *